Núcleo de Tecnologia Educacional – Ponta Porã-MS
R. Tiradentes, 754. Sala A, centro Ponta Porã-MS
PROJETO DO I ENCONTRO REGIONAL NTE PONTA PORÃ/VIDEOCONFERENCIA
III SEMINÁRIO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL
1. NOME DA ESCOLA |
Escola Estadual João Brembatti Calvoso |
2. TÍTULO DO PROJETO |
Uma visão do meu Mato Grosso do Sul: pintura e fotografia. |
3. AUTOR DO PROJETO |
Rufina Eróstida Cardoso Aguero Fabiana Frota Basso |
4. PROFESSOR GERENCIADOR DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL E RECURSOS MIDIÁTICOS |
Fabiana Pereira Ferreira |
5. RESUMO |
Ao elaborar projetos educativos devemos considerar a oferta ao estudante e o pleno acesso a rescursos culturais relevantes para a conquista de sua cidadania, além dos saberes tradicionalmente pertinentes no trabalho escolar. Este último deve focar a contemplação do meio ambiente, através dos locais históricos e geográficos do município e região, valorizando a cultura através da arte, tais como a pintura e a fotografia. Neste projeto, que perdurou entre os meses de abril a junho de 2012, a Escola Estadual João Brembatti Calvoso encaixou os alunos dos Ensinos Fundamental e Médio de forma a participarem da VI Mostra Cultural de Arte de Mato Grosso do Sul, organizada pela COCESP/SUPED/SED, desenvolvendo as habilidades de desenho, pintura e registro fotográfico do município de Ponta Porã e região. A escola forneceu o embasamento teórico para que os alunos criassem suas telas e registrassem suas fotos, as quais puderam ser expostas a votação pela comunidade escolar. O projeto foi coordenado pela professora de Arte Rufina Eróstida Cardoso Aguero e professora Coordenadora Fabiana Frota Basso, além do auxílio da professora Gerenciadora de Tecnologias Educacionais e Recursos Midiáticos Fabiana Pereira Ferreira. Durante todo o processo foi visível a motivação e o interesse dos alunos, dentre os quais vários sobressairam-se demonstrando alto grau de habilidade no campo da arte. Tornou-se portanto, evidente, que a oportunização coletiva, permanente e eficaz do desenvolvimento da cultura através de projetos como este, possibilitou a instrumentalização para um conhecimento relevante e para uma educação democrática através dos recursos midiáticos e tecnológicos fornecidos pela escola. |
6. JUSTIFICATIVA |
Ao escolher recursos midiáticos para ensinar e despertar no aluno uma visão diferenciada do local em que vive, devemos reportar a aspectos relevantes no papel da escola enquanto objeto formador do cidadão. Dois tópicos estão no desenvolvimento do contexto sociocultural e individual enquanto função de socialização a recursos arraigados na sociedade: conhecimento artístico cultural e histórico geográfico de seu município e estado. Estes, como base de um prática planejada com o propósito de contribuir na apropriação de conteúdos explicitamente educativos de forma crítica e construtiva, com promoção do desenvolvimento cultural e social dos alunos. A escola se posiciona, neste momento globalizada na instrumentalização, por meio de recursos tecnológicos e midiáticos, para que o aluno possa ser inserido no contexto cultural, político e social do meio em que vive. Portanto, faz-se necessária a busca pela formação cidadã, capaz de interferir e transformar a realidade, pois o acesso a informação é dinâmico, devendo a escola fornecer meios para que o indivíduo construa seu currículo educativo de forma ampla repleta de informações importantes. Dessa forma, este projeto vem a acrescentar significativamente na construção do conhecimento do estudante e na valorização das características regionais de onde vivem. |
7. OBJETIVOS |
OBJETIVO GERAL · Permitir ao aluno a interpretação da realidade onde vive e a construção de significados do espaço sociocultural, geográfico e histórico e, ao memso tempo, novas possibilidades de ação e de conhecimento, registrados atraves de recusrsos tecnológicos acessíveis ao seu cotidiano. OBJETIVOS ESPECÍFICOS· Aprender atitudes de valorização da cultura local; · Explorar os ambientes geográficos e históricos relevantes na construção do município de Ponta Porã e região; · Analisar e expressar formas de cultura e arte do município de Ponta Porã e região; · Apropriar-se de informações a respeito dos fatores de transformação sociocultural do município de Ponta Porã e região; · Despertar questões de ordem emocional em relação ao município e região, de modo a valorizá-lo por possuir muitas belezas naturais e características peculiares; · Conhecer a evolução econômica e cultural na formação da região; · Desenvolver habilidades óculo-motoras na produção da pintura e da fotografia; · Obter maior conhecimento acerca da utilização dos recursos tecnológicos e midiáticos; · Apreciar, com olhar transformador, e valorizar os sentimentos e atitudes de patriotismo e civismo; · Produzir obras em forma de tela e fotografia dos valores apropriados nos conteúdos educacionais apresentados; · Conhecer os aspectos sociais, econômicos, culturais, geográficos e históricos na formação do município de Ponta Porã e região. METAS· Desenvolver com os 608 alunos do Ensino Fundamental e com os 573 alunos do Ensino Médio dos períodos matutino, vespertino e noturno, a visão das belezas de Mato Grosso do Sul; · Desenvolver pintura em tela dos alunos escolhidos em votação para criarem 6 telas com tinta acrílica; · Desenvolver o gosto de apreciação dos 34 alunos do Ensino Médio que fizeram o registro fotográfico, para que pudesse resultar nas três fotografias mais votadas; · Fornecer embasamento teórico e prático, além de acompanhar todas as atividades como a pintura, registro fotográfico e exposição para votação num período de 3 meses (abril a junho). |
8. PROCESSOS METODOLÓGICOS |
O projeto foi realizado na disciplina de Arte em toda a escola no Ensino Fundamental e Ensino Médio. 1ª etapa: apresentação do Projeto para que os alunos tomassem conhecimento da VI Mostra Cultural de Arte organizada pela COCESP/SUPED/SED, envolvendo a pintura e a fotografia. 2ª etapa: apresentação de vídeos sobre economia, cultura e espaço geográfico de Ponta Porã e Estado de Mato Grosso do Sul na sala de multimídia. 3ª etapa: apresentação do material em mídia impressa em forma de folders com o mapa da cidade, os quais são distribuídos nos hotéis e restaurantes de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero e que foram fornecidos pela secretaria de turismo do município através dos professores Valquiria Kappuso e Nivalcir de Almeida. 4ª etapa: pesquisa na STE sobre as características gerais do Estado de MS através do link www.slideshare.net/professoraste/mato-grosso-do-sul-5747726. 5ª etapa: discussão em sala de aula sobre os vídeos assistidos e as pesquisas realizadas. Posteriormente a estas etapas, a professora regente da disciplina, Rufina pediu para que cada aluno retratasse através de um desenho livre, a visão que teria de seu Estado com base nos vídeos, folders e pesquisas anteriores. Depois do término da execução do desenho, cada sala de aula deveria escolher três desenhos para compor um novo esquema. Os alunos produziram a atividade sugerida com pintura que poderia ser com lápis colorido ou canetinha em papel canção. Os alunos que participaram do projeto referente à fotografia, levaram um pedido para que os pais os autorizassem a realizar um passeio pelos pontos turísticos da cidade, onde puderam registrar em máquinas fotográficas e celulares com câmeras os locais que mais lhes agradaram. Os estudantes, de posse de suas fotos elegeram as melhores, para que fossem expostas e submetidas à votação. Tanto os desenhos, como as fotos foram expostas no pátio da escola no Dia da Família. Toda a comunidade escolar pôde participar da escolha, realizando a votação através de cédulas depositadas em urna. Os desenhos mais votados foram passados em tela com tinta acrílica pelos próprios autores (alunos) com auxílio da professora de Arte, dentre os quais foi eleito pelo corpo docente apenas um. A tela vencedora teve como título “Arara sul-mato-grossense” e foi feita pela jovem Paola Estéfani do 3º ano B do Ensino Médio matutino. Quanto às fotos, as três mais votadas foram postadas pela professora Gerenciadora de Tecnologias Educacionais e Recursos Midiáticos no blog da escola http://stecalvoso.blogspot.com.br/, onde os próprios alunos realizaram a votação. A foto mais votada teve como título “O encanto da fronteira” tirada pela aluna Flávia da Silva Ferreira do 2º ano B do Ensino Médio matutino. Tanto a tela quanto a foto foram enviadas via SEDEX para a COCESP, de acordo com o regulamento da VI Mostra Cultural de Arte que será realizada em novembro deste ano de 2012. |
9. RECURSOS |
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10. BIBLIOGRAFIA E SITES CONSULTADOS |
· Parâmetros Curriculares Nacionais · FREIRE, João Portela. Terra, Gente e Fronteira – Editora Borba, 1ª edição. · MAGALHÃES, Luiz Alfredo Marques. O Karaí de sanga Puitã – Editora Alvorada. · MAGALHÃES, Luiz Alfredo Marques. O Senhor da Lagunita – Editora Alvora, 2009. · Vídeos informativos sobre Ponta Porã e região fornecidos pela Secretaria de Turismo de Ponta Porã. · Vídeo promocional fornecido pela Associação Comercial de Ponta Porã. |
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